jusbrasil.com.br
28 de Setembro de 2016
    Adicione tópicos

    Ofensa a funcionário público gera indenização de 10 mil reais por danos morais

    InfoJus Brasil
    Publicado por InfoJus Brasil
    há 8 anos

    "Velho burro", "você é um ignorante", "não sabe trabalhar". Essas foram algumas das palavras ofensivas que geraram a indenização de dez mil reais a um funcionário público. A decisão foi do juiz da Segunda Vara Cível de Brasília que condenou o réu a pagar além da indenização, as custas processuais e honorários advocatícios da ação judicial.

    O funcionário foi ofendido durante o exercício de sua atividade laboral, na Secretaria de Agricultura de Áreas Rurais do DF - DAFRI/SEAPA, no dia 27/7/06. De acordo com os autos, o ofensor dirigiu-se à repartição para tirar cópia de um processo administrativo. Ao ser atendido pelo funcionário, foi informado que a procuração apresentada por ele não dava poderes para tanto.

    Diante da negativa de sua pretensão, o réu passou a agredir o autor verbalmente, usando expressões desrespeitosas. Outras pessoas presentes no local ouviram as ofensas e chamaram a segurança para retirar o ofensor do recinto.

    O servidor entrou com representação na 2ª Delegacia de Polícia do DF e impetrou ação no TJDFT requerendo indenização por danos morais.

    Na contestação, o réu alegou que já tinha sido autorizado pelo chefe da seção antes de se dirigir ao funcionário. Afirmou, também, que o atendente foi o primeiro a alterar a voz. No entanto, testemunhas arroladas confirmaram as ofensas e o modo desrespeitoso e grosseiro usado por ele.

    O juiz reconheceu na sentença a ofensa verbal e o direito à indenização. Segundo a decisão, "o fato de o chefe do autor ter previamente examinado a procuração e deferido a retirada do processo não justifica a atitude desrespeitosa". Além disso, "as palavras ofensivas atingiram a honra e a imagem do funcionário."

    Ainda cabe recurso da decisão.

    Nº do processo: 99299-0/2006

    InfoJus Brasil
    o portal dos Oficiais de Justiça
    Disponível em: http://infojus.jusbrasil.com.br/noticias/23794/ofensa-a-funcionario-publico-gera-indenizacao-de-10-mil-reais-por-danos-morais

    0 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)